.
[...] Nem todo pensamento precisa ser comprovado por evidências, o 'livre pensar' é um dos fundamentos da construção do conhecimento, origem de insights preciosos; inovação disruptiva requer pensar 'fora da caixa'. Cabe, contudo, separar o que seja 'livre pensar' do que seja construção de conhecimento, esse sim demanda certo rigor científico, ou seja, pesquisas com evidências; [...]
.
Artigo muito bom de Dora Kaufman na Época Negócios que "me pegou" pela leitura deste pedaço de texto.
Há muito o que se pensar/dizer/refletir sobre o "livre pensar" e a "construção do conhecimento", ainda mais na época meio "nublada", multidimensional e "multi eras" (medievo misturado com século XXII, sendo gentil) em que estamos vivendo.
E é interessante que sem o “livre pensar” não há “construção de conhecimento(s)” e, mais ainda, a construção de um conhecimento de qualidade eleva a “n” a qualidade do livre pensar. E a consequente (livre) troca de conhecimentos.
E um destaque: por mais incrível que me pareça, descobri em 2021 a Dora Kaufman, e cada vez me interessa mais o pensamento e reflexões não lineares que ela faz.
Gosto muito disso.
.
.