Disruptivo:
adjetivo - 1) Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo; 2) Que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe; 3) Tecnologia Disruptiva. Designação atribuída a uma inovação tecnológica (produto ou serviço) capaz de derrubar uma tecnologia já preestabelecida no mercado; 4) Sinônimos de Disruptivo: Disruptivo é sinônimo de: rompedor, separativo, separatório, suspensivo
(www.dicio.com.br/disruptivo/)
Disrupção é uma quebra ou descontinuação de um processo já estabelecido. Diz-se que algo é disruptivo quando interrompe, suspende ou se afasta do funcionamento normal. Assim, o adjetivo pode ser utilizado para qualificar um defeito, um comportamento, uma ideia, etc.
Disrupção inovativa: Também chamada de inovação disruptiva (ou mesmo disrupção tecnológica), é o fenômeno através do qual empresas se estabelecem no mercado oferecendo novas alternativas de produtos ou serviços. Essas inovações são geralmente mais baratas e costumam utilizar tecnologias novas para oferecer, de forma otimizada, serviços e produtos já comuns no mercado.
A expressão “disrupção inovativa” se deve ao fato de que esses novos métodos de oferta se afastam dos modelos estabelecidos no mercado.
(www.significados.com.br/disrupcao/)
A palavra e alguns de seus conceitos me atraem.
Confesso que a “disrupção inovativa” e "se afastar de modelos que já estão no mercado para se diferenciar" me atraem muito pouco.
.
O que me atrai é a disrupção que se aproxima da experimentação.
.
É o que me faz pensar em estar disruptivo e ser disruptivo.
Fazer diferente me é atrativo.
Pensar diferente, idem.
Ver diferente me é mais atrativo ainda.
Observar, ver, mover alguns passos adiante ou de lado ou para trás ou para cima ou para baixo ou todos eles e pensar em "análise de cenários" (e juntando com o que na História da Ciência chamamos "condições de contorno”) e usar a cultura regenerativa ...
.
Ser capaz de enxergar o horizonte utópico e ainda conseguir estar no seu presente e fazer.
.
Não só falar (bonito, inclusive) mas fazer.
Junto com outros.
Isso é tão 2022.
.