Ciência, política, religião, sociologia, biologia, antropologia, arte, inteligência artificial, antropologia, psicologia, física, química, medicina …
Fazer, entre estes ( e quais mais saberes se quiser usar), articulações com suas diferentes interfaces, compondo cenários multi e transdisciplinares, com métodos próprios e análises conjuntas.
Mas…
Até nomes deram para alguns que faziam isso (guardada as devidas proporções com épocas e locais): os filósofos, os sábios, os polímatas.
Um polímata (segundo a wikipedia) …
“Um polímata (do grego πολυμαθής, transl. polymathēs, lit. "aquele que aprendeu muito") é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos. Muitos dos cientistas antigos foram polímatas de acordo com os padrões atuais.”
Saber com certo (e diferentes) graus de profundidade sobre muita coisa e como articulá-las.
.
Um sábio (segundo a wikipedia) …
“Sabedoria, sapiência ou sagacidade (do latim sapere — que tem sabor) é a condição de quem tem conhecimento, erudição. O equivalente em grego "sofia" (Σοφία) é o termo que equivale ao saber (presente na formação de palavras como teosofia, significando ainda habilidade manual, ciência e sabedoria)…”
Alguém que, em certa parte de sua trajetória, entendeu mais o processo que o conteúdo e daí mudou seu modo de ver e conhecer.
.
Um filósofo (segundo a wikipedia) …
“Filósofo é alguém que pratica a filosofia, a qual envolve investigação racional em áreas que estão fora da teologia ou da ciência. …
No sentido clássico, filósofo era alguém que vivia de acordo com um determinado modo de vida, focando na resolução de questões existenciais sobre a condição humana; …
Em um sentido moderno, um filósofo é um intelectual que contribui para um ou mais ramos da filosofia, como estética, ética, epistemologia, filosofia da ciência, lógica, metafísica, teoria social, filosofia da religião e filosofia política. Um filósofo também pode ser alguém que trabalhou nas humanidades ou em outras ciências que ao longo dos séculos se separaram da filosofia, como artes, história, economia, sociologia, psicologia, linguística, antropologia, teologia e política. …”
Alguém que quer entender, usando para isso outros que também quiseram e muito diálogo, mesmo que estes diálogos sejam por via de livros, relatos, etc. E quer sistematizar isso.
E aí eu começo a dar meus “pitacos”.
Uma pessoa só fazendo isso, eu acho insatisfatório.
Não se chega a um corpo de conhecimento, por mais simples que seja, sozinho.
Ter insights é muito bom, mas sozinho…
Estudar e ler é muito bom, mas sozinho…
Ser transdisciplinar é bom, mas ser um polímata solitário…
E ainda tem o como.
Trabalhar com várias áreas do saber não se resolve por si só, é necessário saber COMO fazer isso.
Funciona mais ou menos como fazer uma receita de algum doce ou salgado, só com bons ingredientes a possibilidade de se chegar muito aquém do que se poderia é alta.
Uma boa receita, e boas orientações, fazem muita diferença.
Estamos em uma época em que vários campos de estudos, que seriam altamente improváveis no século XX, estão se fundindo.
Aliás, no século XX vários não existiam.
Mas volto ao começo, onde destaquei pessoas, filósofos, polímatas e sábios.
Os três evocam a ideia de pessoas muito inteligentes, excepcionalmente inteligentes, até, mas… esta articulação de saberes de que falo evocam um modo de trabalhar, pensar, mesmo viver, que deve ser aprendido, apreendido, cultivado.
Pessoas que atuem de maneira transdisciplinar e complexa, que possibilitem uma sólida e lógica construção de saberes, que depois possibilitem insights, epifanias, serendipidades, etc,etc, necessitam que elas tenham uma formação para isso.
E… vamos construir isso?
Nunca estivemos em uma época tão propícia para isso, configurar equipes multidisciplinares que atuam transdisciplinarmente.
Vamos?
.
Outros artigos meus sobre transdisciplinaridade:
A Transdisciplinaridade - https://mthamaral.wordpress.com/2011/07/07/a-transdisciplinaridade/
Transdisciplinaridade complexa - https://mthamaral.wordpress.com/about-2/sou-posso-ser/transdisciplinaridade-complexa/
Caos e ordem -https://mthamaral.wordpress.com/2022/06/27/caos-e-ordem-2/
.